terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

RELAÇÃO ENTRE AS LINHAS E A REAÇÃO EMOCIONAL

Cada linha é uma espécie de gesto permanente que produz, desperta e sugere sensações.

a) linhas horizontais: calma, paz.
b) linhas verticais: segurança, força e dignidade.
c) linhas diagonais: dinamismo e ação.
d) linhas curvas e círculos: graça e movimento.
e) linhas ovais: feminilidade, sensualidade e capacidade.
f) espirais: movimento, poder e concentração.
g) ângulos: agitação, confusão, movimento.
h) luz: amor, esperança, ambição, liberdade.
i) triângulo: permanência e segurança.
j) retângulo: força e estabilidade.
k) formas quebradas: instabilidade e insegurança.

                                                        COR: ESPELHO DA ALMA


      Segundo certos especialistas, as cores preferidas, correspondem à tonalidade predominante na "aura" (ambiente psicológico de um acontecimento exterior) individual , uma misteriosa auréola energética que nos rodeia, permanentemente, e que apenas algumas pessoas dotadas de percepção extra-sensorial são capazes de ver.
     Por isso, nossas cores prediletas tem muita importância. Elas são a janela de nossa alma, revelando nossos pequenos gostos, manias; caprichos e também nossas qualidades e defeitos.
      Vamos ver agora o que significa a  cor que você mais gosta ou se identifica:
VERMELHO: Você é apaixonado e sensual, dinâmico e cheio de força. Pode estar sujeito a paixões bruscas e videntes. Por outro lado, é otimista, alegre; mas tem inclinação para cólera... (irritação). Vermelho é a cor favorita dos heróis e daqueles que cultuam o heroísmo e a valentia.
ALARANJADO: Você é orgulhoso e tem tendência ou desejo de domínio, e é muito sensual. Gosta de frequentar os amigos e a vida social, para poder sentir-se admirado.
AMARELO:  Você tem um espírito científico e ao mesmo tempo, sente grande amor pelas artes. Se gosta do amarelo dourado, significa que tem grande confiança em si mesmo, o que aumenta suas possibilidades de êxito. Se prefere amarelo pálido, você é um pouco tímido e introvertido.
AZUL: Você é antes de tudo, um romântico empedernido (insensível, petrificado, desumano). Mas é também versátil (inconstante) e muito sensível. Tem uma opinião demasiado elevada em si mesmo, mas é certo que gosta de dedicar-se a causas nobres. Quanto mais escura for a tonalidade você se deixará levar pelo egoísmo.
BRANCO: Você é uma pessoa precisa, minuciosa (atenciosa), um pouco aborrecida, mas justa e sincera. É compreensiva com os outros.
VERDE: Simpático e sentimental, agrada-lhe a vida em sociedade, mas leva a vida de forma um tanto ligeira. Quando fracassa em algum empreendimento tende sempre acusar os demais ou as circunstâncias, nunca a si mesmo. Não gosta muito de ação, é conformista, paciente e teimoso.
VIOLETA: Tem uma boa opinião de si próprio, e pensa que todos o consideram  um personagem de certa forma extraordinária. Suporta com dificuldade as críticas, e isso faz isolar-se num mundo excessivamente individual. Além disso, agrada-lhe a meditação, e tem qualidade para todas as disciplinas artísticas. Tem excesso de vaidade.
CINZA: Você é demasiado conformista, mas com opiniões claras, e as defende com firmeza. Costuma dar provas de apego e persistência.
PRETO: Você é uma pessoa digna e que inspira grande respeito. Tem grande capacidade de compreender os demais. É tranquilo, mas pode mover muita energia para alcançar suas metas e propósitos.
MARROM: Você é uma pessoa simples. Quando suas ambições não são desmensurada (enorme) é capaz de alcançar seus objetivos sem grande vaidade. Tem tendência à irritação, e gosta de chamar atenção dos outros.
ROSA: Você é serviçal. É amigável para com todos. É muito ativo e ignora o ciúme e a inveja. Muito sensível, sente-se facilmente ferido pelos demais, embora não guarde rancor.

                                                    COR  E  TIPOLOGIA


AZUL: o tipo pensador
VERDE: o tipo sensitivo
VERMELHO: o tipo sentimental
AMARELO: o tipo intuitivo

Sujeitos que preferem cores quentes se caracterizam por uma relação mais íntima com o mundo percebido, são receptivos e abrem-se facilmente às interveniências exteriores. Possuem calor humano, sugestionam-se facilmente, são afetivos e o que caracteriza suas funções mentais e a rapidez.

Sujeitos que se inclinam às cores frias nunca se adaptam espontaneamente ao ambiente, possuem sempre uma atitude de distância em relação ao mundo. Emocionalmente são reservados e frios.
(Material organizado pela Prof. Cacá / Dezembro de 1988)




Nenhum comentário:

Postar um comentário